O Serviço de Psicologia da Unifei, campus Sede, tem como objetivo propor ações de saúde e qualidade de vida aos discentes, servidores e a todos aqueles que integram ou participam da comunidade acadêmica a partir do enfoque biopsicossocial. Dentre suas atribuições, atua sobre as causas do sofrimento psíquico, a fim de minimizá-los. Para tanto, prioriza estratégias de promoção de saúde, construindo espaços de explicitação, reflexão e elaboração de aspectos que afetam o desenvolvimento dos indivíduos e grupos, a partir de abordagens individuais e coletivas.

RODAS DE CONVERSA

As Rodas de Conversa oferecem um espaço de compartilhamento e elaboração de vivências, a partir de uma perspectiva coletiva. Atividades grupais como esta favorecem o acolhimento e compreensão do sujeito a partir da potencialização de trocas dialógicas, compartilhamento de experiências, expressão de maneiras de ser, criação e ampliação das relações sociais, maior adaptação à realidade e conhecimento sobre questões discutidas coletivamente. A participação nos grupos possibilita, ainda, a capacidade para lidar com processos de vida e/ou sofrimento, além de favorecer a autoestima e a confiança e contribuir para o alívio emocional. Esse tipo de intervenção, realizada em grupo, tem sido utilizada com sucesso nos espaços acadêmicos, pois, além de acolher com maior amplitude a comunidade acadêmica, permite que as experiências individuais sejam compreendidas em uma lógica coletiva, rompendo aos poucos com o sentimento de solidão.

Público-alvo: discentes e servidores.

Local: Sala LIA, prédio do Ceduc.

Horários: todas as terças-feiras, às 10 horas.

LONGE DE CASA

Dentre as mudanças previsíveis que um indivíduo pode enfrentar no ciclo vital está a saída da casa dos pais para a entrada na universidade. Este momento constitui-se em um ponto chave para o ingresso na vida adulta, sendo que isso exigirá que o jovem tome conta de si, em termos de residência independente, manter-se e cuidar-se, ser responsável, além de manejar os diversos aspectos relacionados a esta transição. Ela é vivenciada pelo jovem de maneira ambivalente, uma vez que existem de um lado enormes expectativas sobre a conquista da liberdade e autonomia e, de outro, sentimentos de angústia e ansiedade frente aos desafios deste momento. Neste sentido, o grupo Longe de Casa, se propõe a trabalhar com o aluno ingressante, por meio de encontros periódicos, oferecendo suporte para lidar com as dificuldades enfrentadas, trocar vivências e criar vínculos, além de possibilitar a reflexão acerca do projeto de vida de cada participante.

Público-alvo: discentes ingressantes.

Horário e local: Início do 1º semestre de cada ano, a divulgar.

PLANTÃO PSICOLÓGICO

O plantão psicológico é uma modalidade de atenção psicológica que busca evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, oferecendo um espaço de acolhimento e escuta com caráter emergencial que privilegie a demanda emocional imediata e a busca espontânea por ajuda. Não se objetiva com esse tipo de atendimento o aprofundamento de aspectos pessoais como ocorre na psicoterapia, mas auxilia na busca do desenvolvimento e superação de questões que causam sofrimento. Apresenta-se com um enquadre diferenciado, sendo realizadas de uma a três sessões para o indivíduo a cada semestre, sem necessidade de agendamento prévio e ocorrendo de acordo com a ordem de chegada. Caso necessário, a partir desse atendimento serão oferecidas outras abordagens e encaminhamentos.

Público-alvo: discentes e servidores.

Local: DAE/DAC, antigo postinho, ao lado do Poliesportivo.

Horários:

Dias

Das 9h às 11h e das 13h30 às 16h

PSICOTERAPIA BREVE

É uma modalidade de psicoterapia que visa responder a uma demanda específica, com o estabelecimento de um foco a ser trabalhado e a definição de seus objetivos. São realizadas de 10 a 12 sessões semanais pré-agendadas com a pessoa que busca o atendimento. Vale ressaltar, contudo, que os atendimentos da psicoterapia breve realizados pelo Serviço de Psicologia da Unifei priorizam os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Público-alvo: discentes.

Local: DAE/DAC, antigo postinho, ao lado do Poliesportivo.

Horários: agendados entre profissionais e discentes.

Equipe:

Thamiris Daniel dos Santos - CRP 04/41.111