Unifei se destaca no Mundial da Maratona de Programação

O professor Roberto Affonso entre alunos da Unifei que participaram do Mundial da Maratona de Programação.

Os alunos Fúlvio Abrahão de Paula, José Wagner de Andrade Junior e Thiago Carvalho Pinto e o professor Roberto Affonso da Costa Junior, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram do Mundial da Maratona de Programação, realizado em Dakota do Sul, nos Estados Unidos.

Patrocinado pela International Business Machines (IBM), com o apoio da Association for Computing Machinery - International Collegiate Programming Contest (ACM - ICPC), o evento aconteceu no Rushmore Plaza Civic Center, em Rapid City. Trata-se de uma das mais importantes competições de programação do mundo, que contou com a participação de 133 equipes de diversas universidades, sendo que neste ano 8000 competiram em seletivas almejando participar do mundial.

O professor Roberto Affonso, que acompanhou e trabalhou com os alunos da Unifei durante o evento, falou sobre a participação nessa competição reconhecida entre universitários e profissionais da área de programação. Segundo ele, “a viagem foi longa, mas a beleza de estar em um campeonato de alto nível como o Mundial faz ter esperança de conseguir voar mais alto ainda em anos futuros”.

A prova foi constituída por doze exercícios, nas quais os competidores deveriam entender os problemas computacionais, descobrir os mais fáceis, programá-los, testá-los e enviar a solução proposta para que fossem aprovadas pelos juízes da competição. Os alunos da Unifei foram avaliados e concluíram quatro problemas no tempo estimado de 360 minutos terminando a competição em 84º lugar dentre as 133 universidades participantes, 9º lugar dentre as universidades da América Latina, em 3º dentre as brasileiras e em 1º lugar da Região Sudeste.

O professor ressaltou que os alunos da Unifei se esforçaram muito na competição e agradeceu aos professores que os incentivaram, às secretárias que ajudaram na preparação da viagem e a todas as pessoas que de certa forma se envolveram e possibilitaram que a equipe da Unifei pudesse representar o Brasil.

O placar detalhado da competição se encontra no site: https://icpc.baylor.edu/scoreboard/

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG