Unifei realiza pesquisa de bem-estar da população em Itajubá

Participantes durante apresentação do resultado da pesquisa.

Equipe do Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras.

 

 

 O Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, realizou recentemente uma pesquisa dentro do Projeto Indicadores de Referência de Bem-Estar (Irbem) para a cidade de Itajubá - MG.

 Nos últimos 15 anos, pesquisadores e organizações ao redor do mundo vêm propondo indicadores capazes de mensurar, entre outros aspectos, as percepções da população em diversas áreas de uma determinada cidade. No Brasil, destaca-se a experiência da Rede Nossa São Paulo com os Indicadores de Referência de Bem-Estar do Município de São Paulo (Irbem São Paulo).

 Em Itajubá, foi realizada uma consulta pública, no período de 13 de junho a 23 de novembro de 2016, por meio de questionários, abrangendo mais de 100 temas e englobando 26 setores do município, como, por exemplo, saúde, educação, segurança, lazer, transparência e participação política, entre outros.

 Essa pesquisa faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo NPDE/Unifei, cujos objetivos são de investigar, gerar conhecimento e propor novos modelos de uma cidade empreendedora, criativa, inovadora, inteligente e sustentável, alinhados com melhores práticas e indicadores de desenvolvimento.

 Os resultados da pesquisa diagnóstica foram divulgados no Workshop Irbem Itajubá 2016 (http://goo.gl/rCR4Ik), realizado no dia 14 de dezembro de 2016 na Unifei, mas também estão disponíveis para consulta pública através de um relatório divulgado pelo NPDE/UNIFEI, que pode ser acessado por meio de cadastro em http://bit.ly/2hIS2M3.

 Segundo os responsáveis pela pesquisa realizada, o conhecimento gerado neste relatório poderá ser utilizado, para múltiplas finalidades, pelos formuladores de políticas públicas, legisladores, instituições governamentais, não-governamentais e educacionais de todos os níveis, associações empresariais, de classe e filantrópicas, fundações, diretórios e associações estudantis e business startups, entre outras instituições.

 Mais informações sobre o Projeto Irbem da Unifei podem ser obtidas pelo e-mail npdeunifei@gmail.com e pelo telefone (35) 3629-1440, e sobre o Irbem São Paulo, pelo site www.nossasaopaulo.org.br

 

 



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM