Unifei é premiada novamente no Congresso Brasileiro de Meteorologia

A professora Dra. Michelle Simões Reboita, do IRN da Unifei, e o Dr. Gustavo Carlos Juan Escobar, do CPTEC/INPE, são coautores, juntamente com a aluna Amanda Caroline de Souza, do trabalho premiado.

O professor Gustavo Escobar, um dos coautores do trabalho premiado, esteve ministrando curso e palestra no CEPrEMG, no campus sede da Unifei.

 

 

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou do XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMet), em João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, a aluna Amanda Caroline de Souza, do curso de Ciências Atmosféricas, teve premiado seu trabalho “Classificação de frentes frias polares, subtropicais e cavados baroclínicos na América do Sul” como o melhor da área de Meteorologia Sinótica e Previsão do Tempo, recebendo um certificado pela sua participação.

A aluna realiza Iniciação Científica na Unifei sob a orientação da professora Dra. Michelle Simões Reboita, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e do Dr. Gustavo Carlos Juan Escobar, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de Cachoeira Paulista - SP, coautores do trabalho premiado, que analisou os diferentes tipos de frentes que atuam na costa brasileira.

Além do trabalho premiado, que foi exposto oralmente pela professora Michelle, outros sete estudos da Unifei foram apresentados durante o congresso, em diferentes áreas da Meteorologia, na modalidade pôster. A professora da Unifei, participou como coautora em quatro deles, dos quais três foram referentes ao projeto de extensão “Amigos do Clima”. Esta iniciativa é coordenada por ela desde o início do ano e envolve atividades com crianças de escolas públicas municipais de Itajubá, conforme noticiado em matéria já foi publicada na página da Unifei.

O XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia (XIX CBMet) foi realizado no Hotel Tropica Tambaú em João Pessoa - PB, pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), contando com palestras e painéis de discussões por especialistas nacionais e internacionais sobre temas de relevância para o entendimento do tempo e clima e das projeções futuras, que tem conexão com a projeção do potencial de recursos hídricos e a vulnerabilidade hídrica, e para a formação continuada dos profissionais em Meteorologia e áreas afins.

Desde 1980, a SBMet promove, a cada dois anos, o CBMet, evento de grande importância para promoção da formação básica e continuada dos profissionais que atuam nesta área, bem como para promover o desenvolvimento do entendimento dos processos físicos que ocorrem na atmosfera e na interação superfície-atmosfera. Mais informações sobre o XIX CBMet podem ser obtidas por meio do link: http://www.cbmet2016.com.

Após a realização do congresso em João Pessoa – PB, o professor Gustavo Escobar, coautor do trabalho premiado, esteve ministrando, nos dias 16 e 17 de novembro, no Centro de Previsão e Estudos de Tempo e Clima de Minas Gerais (CEPrEMG), no campus sede da Unifei, um curso sobre Meteorologia Sinótica. No dia 17, às 10 horas, ele também proferiu uma palestra sobre a Estação Chuvosa da Região Sudeste do Brasil, aberta a todos alunos e professores da Universidade. Essas atividades estão inseridas no programa de pós-graduação do Mestrado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Memarh), do IRN.

Dentre outras atividades que realiza no CPTEC/INPE, em Cachoeira Paulista - SP, o professor Gustavo Escobar recebe grupos de alunos de universidades públicas para visitas técnicas com o objetivo de acompanhar atividades operacionais do grupo de previsão de tempo e conhecer pesquisas sobre meteorologia sinótica, entre outras atividades desenvolvidas em sua instituição.

 

 



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM