Secretaria de Relações Internacionais da Unifei apresenta experiências de Mobilidade Acadêmica do Programa Ciência sem Fronteiras

O evento aconteceu no auditório do Cequam, do campus de Itajubá, e foram apresentados a Rede CsF e o Campus France.

Carolina Drumond Dias e João Lucas Silva Moisés falaram sobre o intercâmbio na Holanda.

Maria Isabel Silva dos Santos e Lucas de Souza Balestrassi relataram suas experiências no Reino Unido.

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveu um evento para apresentar as experiências de Mobilidade Acadêmica de alguns de seus alunos de graduação, ex-bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

O evento foi realizado no auditório do Centro de Estudos em Qualidade Ambiental (Cequam) do campus de Itajubá. O objetivo da SRI foi informar a comunidade acadêmica sobre as experiências proporcionadas pelo Programa CsF, fazer a divulgação da Rede CsF e levar ao conhecimento dos estudantes a existência do Campus France.

O secretário de Relações Internacionais, professor Maurílio Pereira Coutinho, e o professor Egon Luiz Müller Júnior fizeram a abertura do evento, que contou com a participação de professores, estudantes, servidores técnico-administrativos, coordenadores de mobilidade e demais interessados.

Os ex-bolsitas do CsF falaram sobre a importância do intercâmbio em suas formações profissional e pessoal, o aprendizado adquirido nos cursos realizados, a aquisição de um novo idioma e de uma nova cultura e sobre como é vivenciar uma nova experiência.

Os relatos, apresentados por país onde se realizou o intercâmbio, foram feitos pelos seguintes alunos: Carolina Drumond Dias e João Lucas Silva Moisés, ambos do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA), intercambistas na Holanda; Hugo Jehle de Araújo Gouvêa (ECA) e Henrique Cintra Viana Ribeiro, do curso de Engenharia Mecânica (EME), nos Estados Unidos; Maria Isabel Silva dos Santos, do curso de Engenharia Civil (ECI) e Lucas de Souza Balestrassi (ECA), no Reino Unido; Fernanda Barbosa de Gouveia (ECA) e Úrsula Wilberg de Castro Costa, do curso de Engenharia Hídrica (EHD), na Alemanha, e Marcelo de Carvalho Macedo Buzolin (EME), na França.

Na ocasião, Lucas Conelian, colaborador da Rede CsF, destacou que esta tem a finalidade de ser um ambiente de integração para conectar e engajar participantes do Programa CsF e parceiros para desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) como retorno ao investimento feito.

Ao final das apresentações, o embaixador universitário da França na Unifei, João Pedro Onozato, falou sobre o Campus France Brasil. “Trata-se de um canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior. O Campus France é definido como a agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, sendo o serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França”, explicou.

*Texto produzido com informações de Herika Nogueira, bolsista Fapemig/SRI.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG