Projeto do CERPCH da Unifei recebe registro de patente internacional

A turbina de ultrabaixa queda, desenvolvida por pesquisadores do CERPCH da Unifei, recebeu o registro de patente internacional pelo International Bureau of WIPO.

Pesquisadores do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), sob a coordenação do professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), acabam de obter o registro de patente internacional no projeto desenvolvido para uma turbina de ultrabaixa queda. O registro foi outorgado pelo International Bureau of WIPO, com sede em Genebra, na Suíça.

O projeto dessa turbina foi desenvolvido pelos alunos de doutorado Antônio Botan, Camila Galhardo e Roberto Meira, no CERPCH da Unifei, campus de Itajubá, em conjunto com pesquisadores da Universidade de New Brunswick, no Canadá, responsável pela solicitação do registro da patente. Com a homologação realizada, a turbina desenvolvida poderá ser fabricada em escala comercial e atender regiões onde as quedas atingem a faixa de menos de 5 metros.

Cada doutorando contou com uma bolsa específica para a realização do projeto da turbina concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), sendo as atividades desenvolvidas em três anos. O projeto já foi apresentado em eventos de que o CERPCH participou como: Hydro Vision Brazil, em 2013; Hydro Vision Internacional e X Conferência de PCH, Mercado e Meio Ambiente, ambos em 2016.

Segundo os pesquisadores, no caso de cursos de água que apresentam condições de queda abaixo de 5 metros, são utilizadas tecnologias que se encontram em fase de desenvolvimento, como máquinas direcionadas para operarem em locais onde não há possibilidades de se criar reservatórios, mas onde podem ser aproveitadas quedas naturais a fio d’água. Sendo assim, não são exigidas grandes obras civis, o que pode favorecer um baixo custo do empreendimento. Mais informações sobre o projeto da turbina patenteado podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao@cerpch.org.br; no site www.cerpch.org.br, na página facebook.com/cerpchoficial e pelo Twitter: @cerpch.

O CERPCH

O Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) da Unifei foi criado por meio de um convênio assinado em 24 de julho de 1998, buscando atender a resolução do III Encontro para o Desenvolvimento de Energias Solar, Eólica, Biomassa, e Pequenas Centrais Hidrelétricas, realizado com o apoio do Fórum Permanente de Energias Renováveis do então Ministério de Ciência e Tecnologia , no qual foram criados também o Centro Brasileiro de Energia Eólica, localizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o Centro Brasileiro para o Desenvolvimento de Energia Solar Térmica (Green Solar), instalado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e o Centro de Referência em Biomassa (Cenbio), instalado na Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do CERPCH é promover a divulgação dos pequenos potenciais hidroenergéticos, por meio de rede de informação, projetos, pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e também proporcionar capacitação e treinamento nesta área de atuação, além da realização de eventos.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG