Programa de Capacitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem avança no campus da Unifei em Itabira

Professores da Unifei com a equipe da UMinho e a professora Claisy Marinho Araújo, da UnB.

Parte do público acompanhou a apresentação do professor Mark Serva por tradução simultânea.

A professora Diana Mesquita, da UMinho, falando aos participantes.

Mais uma etapa do Programa de Capacitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem, fruto do convênio entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus de Itabira, a Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, e a Universidade de Delaware, dos Estados Unidos, foi realizada.

A programação foi aberta pela professora Claisy Marinho Araújo, da Universidade de Brasília (UnB). Sua palestra tratou da importância da definição, desenvolvimento e avaliação de competências no ensino superior e a sua relação com o currículo e inovação pedagógica.

Ao longo da semana, os professores Mark Serva e Paul Hide, da Universidade de Delaware, e os professores Rui Lima e Diana Mesquita, da UMinho, desenvolveram oficinas, workshops e mesa-redonda.

A professora Lilian Campos, do campus da Unifei em Itabira, disse que essa é uma oportunidade ímpar para a Universidade e destacou: “No workshop com a Universidade do Minho e com a participação da professora Claisy, pudemos fazer uma primeira proposta de currículo que leve em conta as determinações do MEC e as provas do Enade’’.

Segundo ela, foi importante perceber que há uma tendência de valorização do desenvolvimento de competências transversais, e as discussões permitiram pensar o currículo de forma a atender essas diretrizes, ao mesmo tempo acompanhando o perfil de engenheiro que a indústria demanda.

Lilian destacou também algumas contribuições das atividades desenvolvidas pelos instrutores da Universidade de Delaware, como a importância do planejamento das aulas baseado nos objetivos de aprendizagem, e não nos conteúdos, e a técnica team-based learning –TBL, eficaz para que a aprendizagem seja significativa e que os estudantes sejam engajados em estudos prévios e atividades de aplicação do conteúdo em sala de aula.

O programa, iniciado em 2016, é subsidiado com recursos do convênio de cooperação técnica entre Unifei, Fapepe e Vale. Desde então, o grupo de pesquisa Metodologias Ativas para o Ensino Superior (Maes) atua na execução das atividades. Os interessados em saber mais sobre metodologias ativas no ensino superior podem enviar e-mail para a professora Lilian (liliancampos@unifei.edu.br) e agendar uma conversa com membros do grupo Maes.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG