Professores da Unifei Itabira apresentam resultados de novas metodologias de ensino no 2º Congresso das Instituições de Ensino do Crea-MG

Os professores Lílian, Roger e Renata, do campus da Unifei em Itabira, participaram do 2º Congresso de Instituições de Ensino (CIE-MG), promovido pelo Crea-MG.

A professora Lílian apresentou o resultado da experiência da utilização de aprendizagem baseada em projetos (PBL) para o ensino do empreendedorismo.

A professora Renata abordou em sua palestra como vem desenvolvendo as aulas de Língua Portuguesa nos cursos de Engenharia.

O professor Roger apresentou estratégias implementadas na disciplina de Instrumentação Industrial.

 Os professores Lílian Barros Pereira, Renata dos Santos e Roger Júnior Campos, do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira, participaram do 2º Congresso de Instituições de Ensino (CIE-MG), em Belo Horizonte – MG, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Neste ano, o tema central foi “Engenheiro para a indústria 4.0: formação e exercício profissional” e foram debatidas questões sobre o ensino, a formação do profissional e o mercado de trabalho de Engenharia e da área tecnológica.

 O evento reuniu os representantes das escolas da área tecnológica com a finalidade de discutir assuntos de interesses da Engenharia no país, a partir dos seguintes eixos: metodologias ativas, empreendedorismo, inovação e atribuição profissional. Os representantes da Unifei ministraram suas palestras na sessão técnica “PBL (Project/Problem Based Learning): resultados práticos nos cursos de Engenharia”, divulgando os resultados obtidos em suas respectivas disciplinas.

 A professora Lílian apresentou o resultado da experiência da utilização de aprendizagem baseada em projetos para o ensino do empreendedorismo. Segundo pesquisa apresentada por ela no evento, o PBL tem produzido resultados interessantes em termos de motivação para o empreendedorismo e desenvolvimento das habilidades empreendedoras.

 Com o intuito de expor algumas estratégias em metodologias ativas, a professora Renata abordou em sua palestra como vem desenvolvendo as aulas de Língua Portuguesa nos cursos de Engenharia, destacando que o principal objetivo é aprimorar as comunicações oral e escrita por meio da elaboração de artigos com foco no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). Ela também enfatizou que um dos resultados mais significativos é o aprimoramento da escrita, e que, desde 2013, acontece a publicação de vários artigos dos graduandos de 1º e 2º períodos no Cobenge.

 O professor Roger apresentou três estratégias implementadas na disciplina de Instrumentação Industrial: sala de aula invertida (Flipped Classroom), com o intuito de os alunos estudarem os temas e levantarem questões relevantes; instrução por pares (Peer Instruction), com o objetivo de os alunos ministrarem seminários sobre temas específicos para seus colegas de sala; e Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), visando ao desenvolvimento de um protótipo na área de instrumentação.

 Segundo Roger, as três metodologias integradas e apresentadas nessa disciplina têm mostrado que diversas competências, além da técnica, têm sido afloradas nos alunos matriculados, dentre as quais citam-se trabalho em equipe, iniciativa, oratória, organização, gerenciamento do tempo, negociação e solução de problemas. Ao final de sua palestra, os alunos apresentaram seus respectivos protótipos funcionais a uma banca avaliadora composta por professores e profissionais da área.



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM