Professores da Unifei apresentam atividades do Laboratório de Informações Hídricas da Unifei em evento da Agência Nacional de Águas

Os professores Alexandre Barbosa e Ana Moni, da Unifei (à direita e acima na foto), participaram do evento promovido pela ANA.

 

 

 Os professores Alexandre Augusto Barbosa e Ana Paula Moni Silva, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram da Oficina de Acompanhamento, Avaliação e Fortalecimento das Salas de Situação Estaduais promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

 O evento foi realizado em Brasília e reuniu profissionais que atuam em Salas de Situação Estaduais, que são centros de monitoramento e prevenção aos efeitos de eventos hidrológicos críticos, como secas e inundações. As Salas de Situação atuam durante todo o ano, juntamente com a ANA e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), sendo as responsáveis pelos alertas de desastres em todos os estados da federação e o Distrito Federal.

 O objetivo do encontro foi incentivar a definição de cotas de referência e promover trocas de experiências, a avaliação de desempenho das salas de situação e a incorporação de projetos de gestão de secas desses centros de monitoramento. Os participantes puderam discutir desafios comuns, compartilhar soluções para entraves técnicos e formas para aperfeiçoar a atuação das salas.

 Além dos professores da Unifei, o evento contou com a presença de profissionais, especialistas e gestores de salas de situação estaduais, representantes da ANA, coordenadores e supervisores do projeto e representantes de entidades nacionais ligadas ao tema.

 Os professores Alexandre e Ana Paula falaram sobre metodologias e experiências, apresentando novos olhares e caminhos para a definição e para o estabelecimento das cotas de referência, apontando estratégias e métodos práticos que possibilitariam beneficiar o tema do evento.

 Segundo a professora Ana Moni, “foi uma ótima oportunidade para apresentar aos representantes de todos os estados e membros da Agência Nacional de Águas as pesquisas e atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Informações Hídricas da Unifei e como era o Sistema de Monitoramento de Enchentes”.

 A primeira Oficina ocorreu em 2015 com a presença de representantes dos estados brasileiros e das principais entidades nacionais relacionadas aos desastres naturais, tendo como objetivo estreitar o canal de comunicação entre as salas, favorecendo a troca de experiências. “Para tanto, foram apresentadas as experiências exitosas e os desafios já encontrados pelas salas”, disse a professora Ana Paula.

 Devido ao êxito do primeiro encontro e diante da necessidade de discutir e se aprofundar em outros temas, foi realizado o evento deste ano. “O foco desse segundo encontro foi a discussão sobre as cotas de referência de níveis de secas e de enchentes e, em segundo plano, as novas demandas para os acordos de cooperação entre as Salas e a ANA”, explicou a professora.

 

 



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM