PET Engenharia de Produção da Unifei aplica dinâmica MIB-Lego na Mahle

O PET Engenharia de Produção da Unifei aplicou a dinâmica MIB-Lego na empresa Mahle em Itajubá.

A dinâmica contou com a participação de 20 colaboradores de diversos setores de produção da empresa.

A dinâmica foi aplicada pela Equipe de Treinamento do PET, envolvendo os profissionais da indústria no treinamento.

O PET Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) aplicou a dinâmica MIB-Lego na Mahle Metal Leve S.A., contando com a participação de 20 colaboradores de diversos setores de produção da empresa, que está instalada na mesma cidade.

Além da Mahle, o PET Engenharia de Produção da Unifei já firmou parcerias com diversos tipos de organização para o oferecimento da MIB-Lego, dinâmica criada pelo Grupo Alcoa que apresenta conceitos da metodologia Lean Manufacturing, com base no Sistema Toyota de Produção, por meio da simulação de uma linha de produção de fábrica utilizando a Montagem Interativa de Blocos (MIB).

Na Mahle, ela foi aplicada pela Equipe de Treinamento do PET, com a finalidade de envolver os profissionais da indústria em um tipo de treinamento, e o público presente participou ativamente da atividade programada. A dinâmica foi dividida em quatro etapas explicativas e teóricas, seguidas da prática das atividades, acompanhadas e monitoradas pelos integrantes do PET com o intuito de que o funcionamento da teoria se estabelecesse no uso do Lego.

O PET citado é uma equipe formada por alunos de graduação que, sob a supervisão de um professor tutor, realiza pesquisas com o objetivo de desenvolver áreas do conhecimento ligadas à Engenharia de Produção, contribuindo com a sociedade em vários aspectos por meio de atividades nas áreas de ensino, extensão e pesquisa. A iniciativa contribui para que os alunos adquiriram habilidades, competências e experiências que proporcionem o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional de cada um.

De acordo com o site petproducao.unifei.edu.br, o Programa de Educação Tutorial (PET) é mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e foi criado em 1979 para apoiar atividades acadêmicas que prezam pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do país, o PET propicia aos alunos participantes a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante.

Na área de ensino, o PET Engenharia de Produção oferece duas disciplinas eletivas para alunos da Unifei, treinamentos para projetos de competição tecnológica e minicursos para eventos acadêmicos. Essas atividades proporcionam uma maior capacitação profissional por meio de técnicas de ensino dinâmicas, interativas e voltadas para a prática.

Na área de extensão, o PET realiza trabalhos variados que envolvem diversos entes da sociedade, como comunidade acadêmica, empresas, organizações beneficentes e instituições de ensino básico, médio, profissionalizante e superior, entre outros.

Dentre tantas pesquisas, atividades e projetos desenvolvidos pela equipe está o MIB-Lego, uma dinâmica que pode ser realizada em diferentes empresas e escolas, na própria Unifei ou em outras instituições de ensino superior, adequando-se a cada público e a cada interesse. Toda a equipe do PET ficou muito satisfeita com o empenho da empresa Mahle durante a dinâmica realizada e agradeceu pela oportunidade, que proporcionou experiência aos envolvidos.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG