Nova metodologia de ensino de Cálculo na Unifei tem resultados positivos

Professores deram início em 2016 a uma nova forma de ministrar a disciplina de Cálculo 1 (MAT 001), o que resultou em resultados muito positivos.

Todos os alunos que possuem Cálculo 1 em sua grade curricular têm a mesma bibliografia e listas de exercícios e que as avaliações são unificadas por turno

Segundo os professores, os alunos se sentiram mais motivados a cursar a disciplina e isso resultou em uma melhora nos índices de aprovação.

Os professores Rodrigo Lima, Fernando Micena, Gisele Leite, Leandro Gomes e Matheus Henrique, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), deram início em 2016 a uma nova forma de ministrar a disciplina de Cálculo 1 (MAT 001), o que resultou em resultados muito positivos.

O docente Rodrigo Lima explicou que todos os alunos que possuem Cálculo 1 em sua grade curricular têm a mesma bibliografia e listas de exercícios e que as avaliações são unificadas por turno, objetivando evitar desistências e minimizar o número de alunos reprovados na disciplina.

Ele detalhou que, no primeiro semestre, a disciplina é oferecida de forma presencial para a grande maioria dos alunos ingressantes no campus de Itajubá, atendendo cerca de 900 estudantes, e no segundo semestre, ela é ofertada integralmente a distância em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), sendo que, neste caso, apenas as provas são presenciais.

“Em 2016, notamos que os alunos se sentiram mais motivados a cursar a disciplina. Essa motivação resultou em uma melhora nos índices de aprovação, quando comparados aos anos anteriores”, declarou o professor Rodrigo. Segundo ele, o projeto vem sendo discutido desde o ano 2015 e tem o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do IMC.

No ano de 2017, os professores responsáveis pela disciplina são Fernando Micena, Fábio Scalco, Bráulio Augusto, Rick Rischter e Ricardo Medina.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas na página da disciplina: https://sites.google.com/site/calculounifei/home e no grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/mat001ead/

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG