Equipes Uai!rrior e Robok da Unifei participam da IronCup

Integrantes da equipe Uai!rrior com s robôs Legostoso, Legolias e Broquinho, que participaram de disputas acirradas com outras equipes.

A equipe Robok participou da categoria Futebol de Robôs e conseguiu a vitória contra a equipe Unball, da Universidade de Brasília (UNB)

Nas quartas de final, porém, a Robok perdeu para a equipe Rodetas, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

As equipes Uai!rrior e Robok representaram a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, durante a Inatel Robotics National Cup (IronCup), a maior competição de robótica do Sul de Minas.

A equipe Uai!rrior participou com três robôs da categoria Sumô Lego Autônomo, em que os robôs têm que empurrar o adversário do dojô, a arena da disputa, de forma autônoma, sendo que aquele que tocar o chão primeiro perde a disputa. Os robôs Legostoso, Legolias e Broquinho foram os representantes da equipe e tiveram disputas acirradas com outras equipes.

O pequeno robô Legostoso foi o que trouxe o troféu de terceiro lugar para a Unifei. Ele é diferenciado em sua competição por não utilizar sequer um sensor e apresentar várias rodas e muita tração. Na competição, a estratégia é empurrar o adversário nos primeiros segundos antes de uma possível reação.

"Foi uma competição fantástica, na qual encontramos equipes do Brasil todo: Lavras, Rio de Janeiro, Belo Horizonte”, disse o aluno Yago Barbosa, capitão geral da equipe, em material enviado à Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei. “O conhecimento adquirido na competição é realmente incrível. Fora a emoção de ver seu robô no pódio, recomendo a todos conhecer e participar do evento”, disse ele.

A equipe Robok, que participou da categoria Futebol de Robôs, conseguiu a vitória contra a equipe Unball, da Universidade de Brasília (UNB), mas foi eliminada nas quartas de final, quando perdeu para a equipe Rodetas, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “O jogo foi bastante disputado, mas infelizmente nossa equipe foi derrotada”, disse Glauber Gomes de Souza, integrante da Robok, em mensagem à Secom.

“Por mais que o resultado não tenha saído do jeito que esperávamos, foi muito bom participar da competição! Fizemos novos amigos, e trocamos muitos conhecimentos, o que só nos ajudará a fazer com que a Robok cresça cada vez mais! E, quem sabe, no ano que vem, trazer o título para nossa Unifei! Só temos a agradecer a todos os membros da Robok, a galera da equipe Uai!rrior e ao pessoal do Inatel, que nos recebeu de portas abertas! Muito obrigado de toda a equipe Robok!”, manifestou-se Glauber.

A IronCup, que faz parte da Inatel Week of Control and Automation (IWCA), é uma competição que envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em cinco categorias: Futebol 2D, Futebol VS, Mini Sumô, Sumô Lego e Follow Line (Seguidor de linha). O evento contou com a participação de mais de 200 participantes de seis estados brasileiros, divididos em 22 equipes de alunos de universidades federais e particulares e do ensino técnico.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG