Equipe Uirá Aerodesign da Unifei participa da 18ª Competição SAE Brasil

Na 18ª Competição SAE BRASIL, a Uirá conquistou a Menção Honrosa pela Melhor Apresentação Oral do projeto à banca avaliadora.

Equipe Uirá Aerodesign durante as exposições das aeronaves.

A equipe Uirá Aerodesign da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, em São José dos Campos – SP, e registrou a presença de 83 equipes, que representaram 66 instituições de ensino, de 16 estados do país, além do Distrito Federal, além de países como a Venezuela e o México. Ao todo compareceram cerca de 900 participantes, de um total de 1.330 inscritos.

O Comitê Técnico da Competição conferiu menções honrosas às equipes que se destacaram em 13 diferentes quesitos, a Uirá recebeu uma menção honrosa pela Melhor Apresentação Oral – Classe Regular.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL que tem por objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física, Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Na competição, os alunos participantes, devem formar equipes que representarão as suas instituições de ensino superior as quais estão ligados. As equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros.

A SAE BRASIL AeroDesign é composta por três categorias distintas: Regular, Aberta e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. De maneira geral, a Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Aberta e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

O presidente da SAE BRASIL, Frank Sowade, ao fazer declaração sobre o evento, afirmou: “Os programas estudantis da SAE BRASIL constituem valiosas experiências extracurriculares que fazem a diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimularem o trabalho em equipe”.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG