Equipe Drumonsters, da Unifei de Itabira, participa da Campus Party Brasília

A equipe de robótica Drumonsters, do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira, participou da competição de hóquei com robôs da Campus Party Brasília.

Segundo os membros da Drumonsters, os robôs desenvolvidos na Unifei de Itabira não perdiam em nada para os rivais de outras equipes brasileiras.

A equipe Drumonsters competiu com os robôs Dru, Drudru e Edru.

Uma matéria veiculada na versão online da Revista de Fato, desde 20 de junho, de autoria de Wesley Rodrigues, registra que a equipe de robótica Drumonsters, do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira, participou da competição de hóquei com robôs da Campus Party Brasília (CPB), uma das maiores experiências tecnológicas do mundo, realizada na capital federal.

A equipe Drumonsters competiu com os robôs Dru, Drudru e Edru, retornando “com um aprendizado grandioso das inovações que revolucionam o mercado tecnológico e vão além das salas de aulas”, conforme veiculado pela revista.

A matéria informa que os universitários Gabriel Takaki, Hugo Assis, Camilo Lelis e Marcos Fonseca participaram do evento, que “é privilégio de poucos”. Para eles, os robôs desenvolvidos na Unifei de Itabira não perdiam em nada para os rivais de outras equipes brasileiras. Em entrevista à revista, o aluno Gabriel Takaki, que cursa Engenharia de Produção, disse: “Nossos robôs estão muito equilibrados com os robôs que participaram”.

Segundo a reportagem, a equipe participou do evento a convite da empresa Robocore, que já conhece a atividade dos alunos. Em competição realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante a CPB, a Drumonsters disputou o melhor desempenho em robótica, o controle das máquinas e o trabalho em equipe.

Gabriel também disse que, para além da competição, o evento foi uma vitrine para os universitários. “A troca de experiências foi muito grande. Descobrimos muitas coisas novas e foi um ótimo meio de divulgação. Puderam ver nossa equipe como uma competidora em potencial”, disse o aluno durante a entrevista.

O material veiculado também informa que, além do hóquei, os acadêmicos desenvolveram unidades que competem em modalidades de robô trekking, seguidor de linha e futebol de robôs. “A tecnologia vai desde o controle manual até o autônomo, onde basta dar o play e a máquina faz seu trabalho sozinha”, informa a matéria.

A íntegra da matéria pode ser conferida em: https://goo.gl/R7Y7kU

Vídeo

No vídeo disponibilizado no site da Revista de Fato, junto à matéria citada, o aluno Camilo Mota, do curso de Engenharia de Controle e Automação, informa que a equipe Drumonsters surgiu em 2010, quando professores e alunos da Unifei de Itabira foram à competição Robocore, em São Caetano do Sul – SP, apenas para ver como ela funcionava e de quais categorias poderiam participar.

Segundo o aluno, posteriormente surgiram outros projetos: o Very Small Size Soccer (VSS), um dos ápices da equipe, quando ela foi campeã latinoamericana, e o Trecking. “O VSS é o futebol de robôs. São três robôs num campo, onde eles trabalham de forma autônoma. A pessoa apenas dá o play, e os robôs vão jogar, simplesmente como uma estratégia a partir do computador. Não tem nenhuma intervenção humana”, explica o aluno.

Josylaine Gonçalves, estudante de Engenharia Elétrica, e membro da Drumonsters, diz que a primeira competição de que participou foi a Competição Brasileira de Robótica (CBR), em 2015, assim que ela entrou na Unifei, quando a Drumonsters conquistou o bicampeonato, e que, em seguida, esteve na Robocore, no ano passado. “A gente tem contato com outras equipes, acaba aprendendo coisas novas com eles, como novas tecnologias, e volta com a cabeça borbulhando com tanta informação. É muito bom!”, diz ela.

No vídeo, o aluno Gabriel Takaki detalha que sempre se interessou pela área de robótica e que, antes da universidade, ele havia feito um curso sobre o assunto, mas queria aprofundar na área, ao entrar no nível superior, e fazer projetos de extensão, tanto para a conclusão do curso quanto como hobby.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG