Comitiva da Universidad de La Costa, da Colômbia, visita Unifei

Uma comitiva da Universidad de La Costa, de Barranquilla, Colômbia esteve visitando o campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Os visitantes foram recebidos pelo professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Rogério Frauendorf F. Coimbra, e por representantes da SRI.

Eles também se encontraram com pró-reitores, diretores e professores de institutos da Unifei, que falaram sobre os projetos e programas desenvolvidos na Universidade.

Uma comitiva da Universidad de La Costa, de Barranquilla, Colômbia, esteve visitando o campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento foi organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), sob a coordenação do professor Maurílio Pereira Coutinho e da professora Vanessa Silveira.

Segundo informações da SRI da Unifei, foi assinado um acordo entre as duas universidades, que define atividades comuns entre a Unifei e a Universidad de La Costa de modo a facilitar a cooperação científica e educacional, o intercâmbio de pessoal, experiências e atividades no campo relacionado com o ensino e a pesquisa.

O acordo de cooperação prevê que para o desenvolvimento das atividades conjuntas entre as duas instituições serão viabilizados o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes, a educação continuada, reuniões e seminários sobre temas previamente definidos, visitas de intercâmbio de estudantes e estadias em empresas, além de trocas de informações, documentos e publicações científicas.

Fizeram parte da comitiva da Universidad de La Costa os seguintes membros: Fairuz Ospino Valdiris, pró-reitora da Faculdade de Engenharia; Jaime Zapata Vélez, diretor do Curso de Engenharia Eletrônica; Milen Balbis Morejon, diretora do Curso de Engenharia Elétrica; Pedro Romero Leiro, diretor do Curso de Engenharia Civil, e Vivian Paola Picalua Parra, diretora de Internacionalização.

A comitiva visitou o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest) e o Laboratório de Energia Heliotérmica (LEH), com a assessoria do professor Electo Eduardo Silva Lora, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). Depois, os visitantes conheceram o laboratório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), sendo acompanhados pelo professor Carlos Roberto Rocha, do Instituto de Recursos Naturais (IRN).

Pela tarde, a comitiva visitou o Centro de Estudos em Qualidade Ambiental (Cequam), o Laboratório Hidromecânico para Pequenas Centrais Hidrelétricas (LHPCH), sob a orientação do professor Oswaldo Honorato de Souza Junior, do IRN. Na sequência, aconteceu uma reunião na Reitoria da Unifei, quando os visitantes foram recebidos pelo professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Rogério Frauendorf F. Coimbra, e por representantes da SRI.

O professor Dagoberto agradeceu a visita dos representantes da Universidad de La Costa e comentou sobre os cursos oferecidos pela Unifei nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Ele disse que a instituição tem procurado manter parcerias de qualidade com instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. Segundo ele, por meio do acordo de cooperação celebrado, os desafios podem ser compartilhados pelas universidades e isto faz com que cada uma contribua para que seu país avance em seu desenvolvimento, como forma de superar as desigualdades sociais.

Após a fala do reitor, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre a Unifei e tiveram um encontro com pró-reitores, diretores e professores de institutos, que falaram sobre os projetos e programas desenvolvidos na Universidade. Os professores da Universidad de La Costa também expuseram sobre a quantidade de cursos que mantêm e quais as principais demandas poderiam ser contempladas por meio de parceria entre as duas instituições.

A Universidad de La Costa é uma instituição de ensino superior de caráter privado, localizado na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Ela oferece 24 programas de graduação, 36 especializações e quatro mestrados e mantém acordos com 83 universidades nacionais e internacionais, sendo 47 nas Américas; 15 na Europa, e 21 na Colômbia.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG