Beyond Rocket Design ganha troféus no IV Festival Brasileiro de Minifoguetes

Foguete Ghost II na base de lançamento

Equipes preparando as suas bases de lançamento

Ghost IV, vice-campeão brasileiro na categoria 500 metros

Membros da equipe dão os últimos ajustes no foguete

Exposição dos materiais fabricados e utilizados pela equipe

Os troféus que a equipe conquistou durante a competição

A membros da equipe Beyond Rocket Design que participaram no Festival Brasileiro de Minifoguetes

 

 

 A equipe Beyond Rocket Design, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) teve a oportunidade de participar do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes, que até 2016 era chamado de Festival de Minifoguetes de Curitiba.

 A equipe enfrentou mais de 10 horas de estrada e chegou ao campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, às 6 horas da manhã, assim como outras equipes que venceram grandes distâncias para poder competir. Logo que chegaram a seu destino, os membros da equipe foram ao ponto de lançamento e começaram a preparar-se para o evento.

 Nas categorias em que a Beyond se inscreveu, a equipe vencedora é aquela que consegue alcançar a altura mais próxima de determinada modalidade. No sábado, 29 de abril, aconteceram os lançamentos de três categorias, das quais a equipe participou de duas: 50 metros e 100 metros.

 No domingo, os integrantes da equipe foram para Pinhais - PR para continuar as competições. Desta vez, eles participaram das categorias de 200, 500 e 1000 metros. “Por mais que as equipes tenham se preparado da melhor forma possível, surgiram imprevistos para todas. Ainda assim, as equipes mostraram grande companheirismo ao ajudarem umas às outras, apesar de serem concorrentes”, disseram os membros da Beyond.

 O vôo de 50 metros do foguete da equipe foi malsucedido devido a problemas com um combustível terceirizado. O foguete de 100 metros voou um pouco mais do que devia, mas, mesmo assim, conseguiu uma boa colocação. Na categoria de 200 metros, a equipe chegou muito próximo do valor desejado, e isso comprovou a eficiência do planejamento e trabalho realizado pela Beyond.

 Na prova de 500 metros, a equipe realizou o seu melhor voo, mostrando a qualidade do motor, da estrutura e do sistema de recuperação desenvolvidos inteiramente pela Beyond. Porém, o foguete inscrito na categoria de 1000 metros teve problemas técnicos e não resistiu à pressão gerada pela queima do combustível.

 No último dia do Festival, a equipe finalmente confirmou seus resultados, tendo conquistado três colocações de destaque: na categoria 100 metros, Ghost II atingiu 143 metros e ficou em 3º lugar; na categoria 200 metros, Ghost III atingiu 185 metros, conquistando o 2º lugar, e na categoria 500 metros, Ghost IV chegou aos 482 metros, ficando em 2º lugar.

 “Assistir aos nossos lançamentos e aos das outras equipes, e emocionar-se com cada um deles é realmente empolgante, mas o festival é muito mais do que isso. Trocar conhecimentos, poder conhecer pessoas incríveis e ver tanta gente que, assim como você, se importa tanto com a ciência por trás de cada lançamento, isso sim faz e continuará a fazer de cada competição algo único e inesquecível. A equipe Beyond tem orgulho de representar a Unifei em todo o Brasil e se esforçará para continuar fazendo isso da melhor forma possível”, manifestaram-se os integrantes da equipe.

 Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo link https://www.facebook.com/beyondrocket/ ou ainda por instagram.com/beyondrocketdesign

 

Histórico

 A equipe de foguetes da Unifei, criada, inicialmente como Red Hawk Rocket Design alterou o seu nome para Beyond Rocket Design e, além de participar da IV edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba, estabeleceu como meta para o ano de 2017 a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf). E, para 2018 ser a única equipe universitária brasileira participante fora do eixo Rio-São Paulo, da Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC), nos Estados Unidos.

 A Beyond Rocket Design tem como objetivo a divulgação e o desenvolvimento da ciência aeroespacial dentro da Unifei, com foco em pesquisa, desenvolvimento e participações em competições nacionais e internacionais. A equipe é composta por alunos dos mais variados cursos de graduação da Unifei.

 A renovação de seus membros acontece por meio de processos seletivos e as principais fontes de recursos para o desenvolvimento de suas atividades são patrocinadores e financiamentos de projetos de competição tecnológica obtidos por meio de editais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei.

 

 



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM