Alunos da Unifei se destacam na Maratona de Programação da Algar Telecom

Alunos participantes da Maratona.

A 17ª Maratona de Programação Algar Telecom, aconteceu no Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia – MG, contando com participação de representantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O objetivo do evento foi descobrir novos talentos para o Grupo Algar Telecom, além de permitir a interação e a troca de conhecimentos entre as universidades. Ao todo, participaram 124 alunos de instituições de ensino como Unifei, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Unitri e os Institutos Federais do Triângulo e do Sul de Minas – Campus Muzambinho, entre outras.

A Maratona foi organizada e dividida em dez exercícios. Os competidores tiveram que entender os problemas computacionais, descobrir os mais fáceis, programá-los e testá-los, enviando em seguida a solução para que fosse aprovada pelos juízes da competição. Alguns problemas exigiram apenas compreensão e outros, conhecimento de técnicas mais sofisticadas. Seria vencedor quem acertasse o maior número de problemas.

A Unifei foi representada por 11 alunos e, entre eles, destacaram-se Thiago Carvalho Pinto, classificando-se em 3º lugar, e José Wagner de Andrade Junior, que terminou a competição em 5º. Além deles, os alunos David Mateus Batista e Gabriel Augusto Alves Taets ficaram em 7º e 9º lugares, respectivamente. As demais colocações dos alunos da Unifei foram as seguintes: em 15º lugar, o aluno Gabriel Erzinger Dousseau; 22º, Marcos Antônio Flores Gonçalves; 24º, Tarik Vieira Mouallem; 28º, José Luiz da Silva Neto; 29º, Felipe Kallás Silva; 58º, Maurício Leite Ferreira, e em 68º, Ana Flávia Lopes Gonçalves.

Cada competidor apresentou-se individualmente, e o tempo de realização da prova também foi um critério para o resultado final. Os alunos foram acompanhados pelo professor Roberto Affonso da Costa Junior, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Unifei, que ao fim da competição, agradeceu toda a Universidade pelo apoio e por proporcionar que os alunos participassem da Maratona. “Espero que possamos voltar mais fortes no próximo ano”, concluiu ele, referindo-se à edição de 2018 da mesma competição.

O placar detalhado da 17ª Maratona de Programação Algar Telecom se encontra no site: http://maratona.algartelecom.com.br/anteriores/17maratona/maratona/Detai...

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG