Aluno da Unifei representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação na Suíça

O aluno Fábien Giovanni de Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unifei, durante visita ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

 O aluno Fábien Giovanni de Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi selecionado para participar da International Create Challenge (ICC 2017), Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação, que reúne os sete melhores projetos do mundo, de 30 de agosto a 20 de setembro, em Martigny, na Suíça.

 Neste ano foram selecionados representantes de sete países para o evento. Fábien e Renato Rodrigues, estudante do Mestrado em Estratégia e Inovação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus de Sorocaba - SP, serão os únicos representantes do Brasil e da América Latina na competição.

 Segundo Fábien, o evento inclui treinamento e orientação. “Todos os dias, um tema diferente, como IP, financiamento, modelo de negócio, mercado, concorrentes e clientes, será discutido com profissionais, por meio de curtas sessões plenárias e encontros presenciais”, explicou o aluno.

 No início do ICC 2017, as equipes participantes terão a oportunidade de trocar informações e conhecimentos, durante uma tarde, com um grupo de pesquisadores do Idiap Research Institute, da Suíça, que é referência mundial em inteligência cognitiva. Fábien destacou que essa reunião oferecerá uma ocasião única para compartilhar códigos, ideias e obter uma visão geral do estado da arte dos domínios de pesquisa relacionados.

 O aluno da Unifei falou sobre o projeto que ele e Renato levarão para a Suíça: “Estaremos apresentando na Olimpíada um projeto tecnológico de mobilidade urbana chamado Milênio Bus, composto por um hardware e um aplicativo de celular que, interligado ao ônibus, permite ao passageiro realizar o pagamento da passagem de forma digital, além de outras funções, como saber se o ônibus que irá utilizar está cheio ou não”.

 O projeto integra a tecnologia Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, no transporte público juntamente com um aplicativo, e foi lançado em março de 2017 em um evento de tecnologia, Hackathon, para melhorar a mobilidade urbana nas cidades, organizado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Estado de São Paulo (EMTU). “O objetivo é trabalhar com pagamentos digitais, informações ao passageiro e geração de dados com Big Date, no qual serão usadas tecnologias computacionais para gerar os dados na nuvem”, disse Fábien.

 O vídeo feito por Renato e Fábien sobre o projeto e que foi submetido para a aceitação na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação na Suíça pode ser acessado pelo link: https://www.dropbox.com/s/4d9b7jcnucgtgng/2-Video%20-%20TOP%20DOWN.mp4?dl=0



Mapa do site

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG

Telefone: (35) 3629 - 1101 Fax: (35) 3622 - 3596

Caixa Postal 50 CEP: 37500 903

Campus Itabira

Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II,Itabira - MG

Telefone (31) 3839-0800

CEP 35903-087


Acesso a Informação Brasil - Governo Federal   

© 2015 Site desenvolvido pela DSI / SECOM