Aluno da Unifei de Itabira tem trabalho publicado em importante periódico internacional

João Pedro Areias de Moraes, aluno de Engenharia Elétrica da Unifei de Itabira, teve os resultados do seu trabalho de iniciação científica publicados no Nucleic Acids Research - Web Server Issue (Oxford Academic).

João Pedro dedicou o seu trabalho ao GASS, programa desenvolvido pelo professor Sandro Carvalho Izidoro, um dos seus orientadores, em seu programa de doutorado.

O GASS auxilia pesquisadores, especialmente das áreas de biologia e bioinformática, na busca de sítios catalíticos similares em proteínas.

João Pedro Areias de Moraes, aluno de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no campus de Itabira, teve os resultados do seu trabalho de iniciação científica publicados no Nucleic Acids Research - Web Server Issue (Oxford Academic), um dos mais importantes periódicos do mundo, que apresenta fator de impacto 9.2, de acordo com Thomson Reuters.

João Pedro dedicou o seu trabalho ao GASS, programa desenvolvido pelo professor Sandro Carvalho Izidoro, do curso de Engenharia da Computação da Unifei Itabira, um dos seus orientadores, em seu programa de doutorado. Ele também contou com a orientação da professora Gisele Lobo Pappa, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC - UFMG) e do pesquisador Douglas Eduardo Valente Pires, do Centro de Pesquisas René Rachou na Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR - Fiocruz Minas).

A função do GASS é auxiliar pesquisadores, especialmente das áreas de biologia e bioinformática, na busca de sítios catalíticos – região da enzima em que acontecem as reações químicas – similares em proteínas. Segundo o professor Sandro, em condições normais, ao descobrir uma nova proteína, o pesquisador precisa fazer dezenas de testes para identificar sua função, o que demanda tempo e recursos.

O GASS foi desenvolvido para comparar a estrutura de uma nova proteína a milhares de proteínas já conhecidas, permitindo inferir sua função por meio da similaridade do sítio catalítico, otimizando tempo e recursos. Para se ter uma ideia da complexidade da tarefa, o banco de dados da ferramenta possui mais de 23 mil proteínas extraídas do Protein Data Bank (PDB), um banco de dados com informações de todas as proteínas conhecidas.

O trabalho desenvolvido por João Pedro não só tornou a ferramenta criada pelo professor Sandro disponível a pesquisadores de todo o mundo, via internet, como também envolveu o refinamento da busca, que antes abrangia apenas os sítios catalíticos e agora compara também os sítios de ligação.

João Pedro conta que a ferramenta, hospedada em um servidor do campus de Itabira, já foi acessada por pesquisadores de países como Itália, Canadá e Rússia e destaca que um dos maiores orgulhos que sente pelo trabalho é poder contribuir, indiretamente, com pesquisas que podem impactar a vida de muitas pessoas, como nos casos do desenvolvimento de fármacos.

De acordo com o professor Sandro, já foi firmada uma parceria com a Fiocruz para a ampliação do trabalho. O próximo passo será implementar melhorias para tornar a busca promovida pelo GASS ainda mais precisa.

O professor ainda destaca ser fundamental que as oportunidades oferecidas pela Universidade garantam o desenvolvimento de projetos de tamanha relevância. “Os editais precisam levar em consideração também, para a distribuição de bolsas, o impacto dos trabalhos desenvolvidos, garantindo a continuidade de projetos de grande potencial”, afirmou.

É exatamente o que João Pedro almeja: “Minha expectativa é dar continuidade ao trabalho, render outros artigos e também desenvolver alguma melhoria ainda mais impactante nesse método, quem sabe tornando-o uma ferramenta padrão na bioinformática”.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG