UNIFEI -Portal UNIFEI

Acesso ao WebMail Mapa do Site

UNIFEI E CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DO CENTENÁRIO

Réplicas do selo e do carimbo alusivos ao centenário da Unifei.

O assessor da Diretoria e representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, ao lado do reitor Dagoberto de Almeida, explica os detalhes do lançamento do selo e do carimbo.

O professor Francisco de Assis Ferreira (Chicão) recebe os cumprimentos do reitor Dagoberto de Almeida após receber o envelope contendo o carimbo e o selo comemorativos do centenário da Unifei.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançaram o selo e o carimbo comemorativos ao centenário da Universidade, durante solenidade ocorrida no auditório do Prédio Central, onde foram homenageados os ex-alunos e professores Manoel Zaroni, Luiz Gonzaga Salomon, Fredmarck Leão, Zulcy de Souza e Francisco de Assis Ferreira (conhecido pela comunidade acadêmica como professor Chicão).

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida e o vice-reitor, Paulo Waki, obliteraram os dois primeiros selos comemorativos e os homenageados receberam réplicas do selo e do carimbo. O professor Dagoberto recebeu das mãos do assessor da Diretoria e representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, e do gerente Regional dos Correios na Região de Pouso Alegre, Lino Francisco da Silva, uma peça de vidro contendo a réplica do selo e do carimbo alusivos ao centenário.

As peças postais apresentam no selo a imagem de uma engrenagem, representando a Engenharia Mecânica, dois raios representando a Engenharia Elétrica,cursos pioneiros da Unifei, além da letra E de Engenharia. Já o carimbo comemorativo estampa a fachada do casarão, onde foi inaugurado o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913.

O reitor Dagoberto de Almeida lembrou em seu pronunciamento que “o lançamento do selo marca e nos faz lembrar quem somos. Essa nossa identidade que nos faz ser uma das instituições mais emblemáticas do país”. Afirmou que a Unifei sempre primou pela qualidade do ensino tecnológico, sendo esse “o seu diferencial”.

O dirigente universitário também mencionou alguns dos nomes importantes que contribuíram para a construção da história da Unifei, a exemplo de Theodomiro Carneiro Santiago, o fundador; José Rodrigues Seabra e Pedro Mendes dos Santos, ambos ex-dirigentes da instituição; e Aureliano Chaves, ex-aluno, ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República.

Por fim, citou trecho de um poema de sua autoria, onde acentua que “na Universidade que queremos tem prédios projetados para serem belos e duráveis. Para isso, serão cuidadosamente construídos, no custo e no tempo e tão impecáveis como a casa da gente. É o que queremos”. E arrematou: “Na Universidade que queremos, nossos alunos serão preparados para entenderem que problemas são desafios; que a recompensa é resultante do mérito e que vale a pena se preparar e se aprimorar. E assim, além de aprender, também terão fortalecido o caráter de cada um. Dessa forma, o empréstimo que seus pais nos fizeram será honrado. Essa é a Universidade que tanto queremos”.

O representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, enfatizou em seu discurso que “a Unifei é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente, e foi classificada pela presidente Dilma Rousseff como instituição de excelência na área de energia no país, num momento em que ela destacou a importância da interiorização e o acesso social ao ensino universitário proporcionado pela Universidade aos jovens brasileiros”.

telefone Telefone: (35) 3629 - 1101 - Fax: (35) 3622 - 3596
Caixa postal Caixa Postal: 50 - CEP: 37500 903 - Itajubá - MG