Bolsas de Estudo

 

 

Para os cursos de Mestrado e Doutorado ofertados no Campus de Itajubá, as agências de fomento CAPES, FAPEMIG e CNPq outorgam à PRPPG, dentre outras, as atribuições de: coordenar a execução do Programa de bolsas; representar a instituição perante as agências de fomento; manter infraestrutura compatível com a execução do Programa de bolsas; garantir o funcionamento das Comissões de Bolsas.

As cotas de bolsas pertencem aos cursos. A concessão de bolsa é condicionada à disponibilidade de cota, ao atendimento dos requisitos estabelecidos pelas agências de fomento, bem como aos critérios próprios do Programa de Pós-Graduação.

Atualmente, o valor mensal pago pelas 03 agências de fomento é de R$ 1.500,00 para bolsistas de Mestrado e R$ 2.200,00 para bolsistas de Doutorado.

Os critérios utilizados pelas agências de fomento para definição do número de cotas de bolsas são: – apoio prioritário às áreas estratégicas estabelecidas pela CAPES; – característica, localização, dimensão e desempenho do curso; – necessidades de formação mais prementes verificadas no país, resultante de diagnósticos e estudos;

As bolsas de Mestrado e Doutorado são provenientes dos seguintes Programas, por agência de fomento:

CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

  • Programa da Demanda Social (DS)

 

FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais)

  • Programa da Apoio à Pós-Graduação (PAPG)

 

CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

  • Programa de Bolsas no País para Formação de Recursos Humanos em nível de Pós-Graduação

 

Para consultar os regulamentos, normas, diretrizes e instruções dos Programas de Bolsas, selecione o link correspondente:

Na página de cada curso de Mestrado ou Doutorado ficam disponíveis: Listagem (atualizada mensalmente) com os nomes dos bolsistas, cotas ocupadas e disponíveis ; Membros da Comissão de Bolsas; Critérios Próprios do Programa de Pós-Graduação para concessão de bolsa.

 

=> I Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão

No dia 17 de novembro de 2015, no Auditório da Elétrica, foi realizado o I Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão“, do qual participaram bolsistas, membros das comissões de bolsas e docentes orientadores de bolsistas. O Seminário foi ministrado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Carlos Eduardo Sanches da Silva, e pela Assessora Financeira da PRPPG, Leandra Dias Pinto Martins. Os slides e algumas fotos do evento encontram-se disponíveis nos links abaixo.

=> II Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão

No dia 14 de junho de 2016, no Auditório do CERIn (Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes), foi realizado o II Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão“, do qual participaram bolsistas, membros das comissões de bolsas e docentes orientadores de bolsistas. O Seminário foi ministrado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Carlos Eduardo Sanches da Silva, e pela Assessora Financeira da PRPPG, Leandra Dias Pinto Martins. Durante o 2º Seminário houve também uma palestra sobre os procedimentos do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), ministrada pela coordenadora do NIT, Sônia Maria de Brito Ribeiro. No dia 01 de julho de 2016 o 2º Seminário foi transmitido por videoconferência do Miniauditório da PRPPG para o Campus de Itabira, para alunos e docentes que tinham dúvidas a respeito de bolsas de Mestrado/Doutorado. Os slides e foto do evento encontram-se disponíveis nos links abaixo.

=> III Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018 foi realizado o III Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento ” no Salão da Biblioteca Mauá (BIM) no Campus de Itajubá,  do qual participaram bolsistas, membros das comissões de bolsas e docentes orientadores de bolsistas. O seminário foi ministrado pela Assessora Financeira da PRPPG Leandra Dias Pinto Martins. Os slides e foto do evento encontram-se disponíveis nos links abaixo.

=> IV Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão

No dia 21 de agosto de 2018 foi realizado no período da manhã o IV Seminário “Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Acompanhamento e Concessão ” no auditório do EXCEN no Campus de Itajubá. O seminário foi ministrado pela Coordenadora de Recursos Financeiros e Bolsas da PRPPG Leandra Dias Pinto Martins. Participaram bolsistas, membros das comissões de bolsas e docentes orientadores de bolsistas. Os slides e foto do evento encontram-se disponíveis nos links abaixo.