UNIFEI -Portal UNIFEI

Acesso ao WebMail Mapa do Site

Prédio Central da UNIFEI é tombado como patrimônio histórico de Itajubá

A secretária de Cultura, Fábia Isidoro, entrega ao vice-reitor Paulo Shigueme, o decreto de tombamento do Prédio Central da UNIFEI.

O vice-reitor Paulo Shigueme e o presidente da FTS, Rubens Pinheiro, descerram a placa alusiva ao tombamento do patrimônio.

Os professores homenageados Felício Monteiro e José Policarpo, juntamente com suas esposas, e o vice-reitor Paulo Shigueme.

A Prefeitura Municipal de Itajubá, através de decreto assinado pelo prefeito Jorge Mouallem, tombou o Prédio Central da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) como patrimônio histórico do município. Também foram tombados os conjuntos arquitetônicos dos laboratórios de Máquinas Elétricas e Termo-hidrelétrico da Universidade. O acontecimento entra como marco na história de Itajubá e da instituição e marca as comemorações do 97º. aniversário de fundação da UNIFEI e o cinquentenário da Fundação Theodomiro Santiago. O antigo casarão, onde o Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI) foi fundado, em 23 de novembro de 1913, abriga o Museu Theodomiro Santiago. A mesa solene do evento foi composta pelo vice-reitor da UNIFEI, professor Paulo Shigueme , que presidiu a cerimônia; a secretária de Cultura e Turismo do município, Fábia Isidoro, que representou o prefeito Jorge Mouallem; o presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS), engenheiro Rubens Pinheiro; o presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (CODPHAI), Antônio Cônsoli; e a vice-presidente da Associação dos Diplomados da UNIFEI, engenheira Marita Arêas Souza Tavares. O ex-diretor da então EFEI e ex-presidente da FTS, professor Fredmarck Gonçalves Leão fez um breve relato da história do prédio tombado como patrimônio histórico, lembrando a iniciativa de Theodomiro Santiago em fundar naquele local uma instituição voltada para o ensino da engenharia. Relembrou ainda os fatos do dia da inauguração oficial do IEMI, que contou com as presenças do então presidente da República, Hermes da Fonseca, e do vice-presidente, Wenceslau Braz. A secretária Fábia Isidoro fez a leitura do texto do decreto de tombamento e entregou uma das vias ao vice-reitor Paulo Shigueme. O documento irá compor o acervo do Museu Theodomiro Santiago. A cerimônia foi encerrada com a inauguração de uma placa alusiva ao evento, pelo vice-reitor e o presidente da FTS. No mesmo casarão, na sala principal do museu, aconteceu em seguida a inauguração das fotos dos ex-professores aposentados em 2010 pela UNIFEI, Felício Barbosa Monteiro e José Policarpo Gonçalves de Abreu que discursaram emocionados sobre suas trajetórias como ex-alunos e como docentes na Universidade. Os eventos comemorativos do aniversário da UNIFEI foram encerrados com uma homenagem a Theodomiro Santiago, através do ato de aposição de uma coroa de flores em seu mausoléu, e em seguida os convidados visitaram o Laboratório de Máquinas Elétricas recém-restauradas no Prédio.

telefone Telefone: (35) 3629 - 1101 - Fax: (35) 3622 - 3596
Caixa postal Caixa Postal: 50 - CEP: 37500 903 - Itajubá - MG