UNIFEI -Portal UNIFEI

Acesso ao WebMail Mapa do Site

UNIFEI - Campus Itabira

unifei itabira

 

Através da parceria pioneira entre governo local (PMI), setor privado (VALE), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi implantado o Campus Itabira, cujas atividades tiveram início em julho de 2008 com a realização de seu primeiro vestibular.

O Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, firmado entre a UNIFEI, a mineradora Vale e a Prefeitura Municipal de Itabira, garante a construção do campus da universidade e a montagem dos laboratórios.

Este convênio estabelece o comprometimento da Vale com o provimento dos equipamentos destinados aos laboratórios dos cursos, que são utilizados nas atividades de formação, geração e aplicação de conhecimento.

Por compromisso firmado através do convênio, a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) é responsável por prover a infra-estrutura necessária ao funcionamento da Universidade e doá-las (terreno e benfeitorias) à universidade. A área já destinada e alocada ao Complexo Universitário possui aproximadamente 604.000 m² junto ao Distrito Industrial II da cidade.

O Complexo Universitário da UNIFEI em Itabira deverá criar cerca de 500 empregos diretos e 800 indiretos no município. Hoje as atividades do campus estão sendo desenvolvidas em duas unidades: nas instalações do Parque Tecnológico de Itabira (Itec) e no edifício José de Alencar, situado na área destinada ao Complexo Universitário, no Distrito Industrial II.

O prédio possui cerca de 4 mil m², distribuídos em quatro pavimentos. Em abril de 2013 foi iniciada, oficialmente, a construção do segundo edifício. Serão quase 10 mil m², que abrigarão salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante, áreas de convivência, entre outros espaços.

A proposta para o Campus Avançado de Itabira é de uma universidade essencialmente inovadora e tecnológica, com ensino e pesquisa voltados às demandas atuais e futuras de mercado, incentivo ao empreendedorismo (incluindo a incubação de empresas) e comprometimento com o desenvolvimento local e regional.

 

Itabira - MG

vista aérea itabira

Vista aérea parcial de Itabira

O nome Itabira tem sua origem na língua tupi, tendo como significado "pedra que brilha", de itá ("pedra") e bira ("que brilha").

Está localizada na região sudeste, no centro de Minas Gerais a 111 quilômetros de Belo Horizonte, 697 quilômetros de São Paulo, 545 quilômetros do Rio de Janeiro, 845 quilômetros da capital federal Brasília e 510 quilômetros de Vitória, principal destino turístico dos habitantes da cidade. O Aeroporto Internacional mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), que serve também Belo Horizonte e grande parte da região.

A cidade é o principal centro da região e destaca-se pela extração de minério de ferro, principal ramo econômico do município desde a criação da Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo e que tem grande parte da sua produção na cidade.

 

 

UNIFEI - Campus Avançado de Itabira
Rua Irmã Ivone Drumond, 200 - Distrito Industrial II
Telefones: (31) 3839-0800 
CEP 35903-087  - Itabira - Minas Gerais
Veja o mapa aqui 

 

telefone Telefone: (35) 3629 - 1101 - Fax: (35) 3622 - 3596
Caixa postal Caixa Postal: 50 - CEP: 37500 903 - Itajubá - MG
. DSI Unifei